O que significam as siglas da versão do carro?

siglas carros

Rodrigo Furlan do site Quatro Rodas descreve o significado das siglas das versões de carros.

Confira:

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas, e o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla. Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.

Chevrolet

Joy – Na tradução, significa “alegria”. No mercado, indentifica as versões de entrada de Onix e Prisma.

Advantage – Tem a mesma função do Joy, mas para minivans (como a Spin) e picapes (S10).

LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.

LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.

LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.

RS – Rally Sport. Identifica as versões esportivas dos modelos americanos.

SS – Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade, um degrau acima dos RS.

Citroën

Abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra) recentemente, passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).

Dodge

SXT – Standard Extra. Representa versões de entrada.

R/T – Road/Track. Denominação das versões esportivas (na tradução, seria “estrada/pista”).

SRT – Street & Racing Technology. São os modelos preparados pela divisão de alta performance do grupo FCA.

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Fiat

Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha), Way e Adventure (aventureiros) e T-JET (em referência ao motor turbo).

Ford

S, SE e SEL – curiosamente, essas siglas não têm significado específico.

XLS – eXtra Luxe Special. Destina-se às versões de entrada da Ranger.

XLT – eXtra Luxe Total, destinada a algumas versões de topo de linha.

ST – Sports Technology. Representa as versões esportivas.

RS – Originalmente significava Rallye Sport, e era utilizada pela divisão de competições da marca. Hoje denomina versões esportivas acima dos ST.

Também há as designações Limited e Titanium, utilizadas para versões de topo de linha.

Honda

DX – De Luxe. Representa as versões de entrada.

LX – Luxury. Representa as versões intermediárias.

EX – Executive. Situa-se um degrau acima da LX.

EXL – Electronic eXtra Luxe. Utilizada em versões topo de linha, como o HR-V e Fit.

Consultada, a assessoria de imprensa da marca informou que as siglas do Civic (LXS, LXR e EXR) não têm significado específico, a não ser a diferenciação de versões.

Jeep
Em rápida ascensão no Brasil desde a chegada do Renegade, a marca não utiliza siglas para definir as versões. Em vez disso, prefere termos como Sport (de entrada), Longitude (intermediária) e Trailhawk (de topo de linha).

Nissan
Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).

Peugeot
Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).

Renault
Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).

Subaru
WRX – World Rally eXperimental. Foi utilizado pela primeira vez no início da década de 90 para designar os Impreza preparados para disputar o Mundail de Rali.

STi – Subaru Tecnica International. É o nome da divisão de competições da Subaru, e passou a nomear as versões ainda mais preparadas dos WRX.

Toyota
Talvez seja a montadora mais esquizofrênica em relação às siglas de versões: praticamente cada carro possui sua própria lista.

X – eXtra. Hoje identifica as versões de entrada do Etios.

XS – eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Etios.

XLS – eXtra Luxe Standard. Denomina a segunda versão mais incrementada do Etios. A de topo de linha ganhou o nome Platinum.

GLi – Grand Luxo Injection. Identifica a versão de entrada do Corolla.

XEi – Extra Executive. Representa a versão intermediária do Corolla.

Altis – Não tem tradução, mas serve para denominar a topo de linha do Corolla.

SR – A origem está em Sport Rally, mas hoje serve para designar as versões de entrada de Hilux e SW4.

SRV – Vem de Sport Rally 5 (ou V, em algarismos romanos). Representa as versões intermediárias de Hilux e SW4.

SRX – Sport Rally eXtra. Denomina as versões topo de linha de Hilux e SW4.

Volkswagen

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo), além da Sportline, hoje aposentada. No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas.

GTI – Gran Turismo Injection

GTD – Gran Turismo Diesel

GTE – Gran Turismo Electric

 

Fonte: Revista Quatro Rodas